Atenção: A execução de JavaScript está desativada no seu navegador ou neste site. Poderá não conseguir responder a todas as perguntas deste formulário. Por favor, verifique os parâmetros do seu navegador.

Solidariedade para com os professores no ativo

ABAIXO-ASSINADO

Por uma escola pública inclusiva e a valorização da função docente!


Os docentes aposentados não desistem de passar o testemunho do seu legado profissional, feito de lutas e sofrimentos, mas também de convicções, perseverança e alegria.

Foram obreiros de uma escola para todos, democrática e inclusiva, viveram a experiência de uma gestão e direção democráticas nas escolas, uma formação de professores que envolvia a comunidade escolar, de melhorias profundas no estatuto profissional, sobretudo com a criação da carreira única e do estatuto da carreira docente.

Mas viveram, também, a revolta pelos retrocessos produzidos na escola e os atentados à carreira de muitos milhares de professores e educadores, pela prática de políticas que, não tendo em conta o valor estratégico do investimento na Educação, nos conduziram à situação presente, em que os jovens não incluem a docência como um possível projeto de vida e de trabalho, tal é o grau de desvalorização da profissão.

Nós, docentes aposentados, prezamos muito a solidariedade intergeracional e, por isso, não nos resignamos a assistir passivamente à destruição da escola pública inclusiva, verdadeiramente comprometida com a formação integral de cidadãos ativos e responsáveis, como não nos conformamos com a desvalorização e a descaracterização da profissão docente, que também é nossa porque a ela continuamos vinculados.

Assim, insurgimo-nos contra a postura paliativa e inconsequente do Ministério da Educação em relação às disfunções da carreira docente, às suas consequências, e manifestamos a nossa solidariedade para com os professores no ativo.

Exigimos que o governo passe rapidamente a um processo de negociação com os Sindicatos, cujo objetivo seja, sem tibiezas, a resolução dos problemas fulcrais da profissão docente, como a recuperação do tempo de serviço, a eliminação de vagas e quotas para progressão, o regime de mobilidade por doença, a eliminação de burocracia nas escolas e o respeito pelos horários de trabalho, bem como a garantia de um regime de aposentação que reconheça o elevado desgaste a que estes profissionais estão sujeitos, entre outras medidas que contribuam para a valorização e o rejuvenescimento da profissão docente. Acrescentamos a nossa voz à exigência de respeito pela profissão com que os docentes têm vindo a marcar a luta!


Nota: Este Abaixo-Assinado está também disponível como um documento PDF, para imprimir, assinar e enviar à FENPROF.


(Esta questão é obrigatória)
Nome
(Esta questão é obrigatória)
Localidade
(Esta questão é obrigatória)
Cartão de Cidadão N.º
Os dados recolhidos serão utilizados unicamente no âmbito desta iniciativa, pelo que serão destruídos no prazo de 5 dias após a sua realização.