Padrão Atenção: A execução de JavaScript está desativada no seu navegador ou neste site. Poderá não conseguir responder a todas as perguntas deste formulário. Por favor, verifique os parâmetros do seu navegador. Autonomia e Gestão das Escolas Inquérito Com este inquérito, a FENPROF pretende auscultar a opinião dos professores sobre o atual regime de administração e gestão escolar e sobre o(s) sentido(s) que devem nortear a sua revisão. A resposta às questões colocadas demorará, apenas, alguns minutos. Obrigado! (Esta questão é obrigatória) Escola/Agrupamento (Esta questão é obrigatória) Distrito PARTE I Selecione uma das respostas. Se nenhuma das respostas corresponder significativamente à sua opção, escreva a sua própria resposta na opção "Outro". (Esta questão é obrigatória) 1. O atual regime de gestão das escolas: melhorou as relações de trabalho e as condições de participação nos processos de discussão e decisão. aumentou as situações de abuso do poder, o clima de insegurança e de medo e o alheamento em relação aos assuntos da vida escolar. outro: (Esta questão é obrigatória) 2. O órgão de gestão deve ser: unipessoal (diretor que escolhe o subdiretor e os seus adjuntos). colegial (equipa eleita em lista). outro: (Esta questão é obrigatória) 3. O órgão de gestão deve ser eleito: por um conselho de representantes da comunidade educativa (do tipo do atual Conselho Geral). por todos os professores/educadores, funcionários e representantes dos encarregados de educação e alunos. outro: (Esta questão é obrigatória) 4. Os candidatos ao órgão de gestão devem ser: só docentes com formação especializada. qualquer docente, cabendo aos eleitores avaliar a sua competência. outro: (Esta questão é obrigatória) 5. O Conselho Pedagógico deve ser um órgão: essencialmente consultivo. predominantemente deliberativo. outro: (Esta questão é obrigatória) 6. O Conselho Pedagógico deve ser presidido: pelo diretor ou presidente do conselho de gestão. por qualquer um dos seus membros. outro: (Esta questão é obrigatória) 7. Os coordenadores dos departamentos devem ser escolhidos: por nomeação de quem dirige a escola. por eleição de todos os que fazem parte de cada departamento. outro: (Esta questão é obrigatória) 8. Os coordenadores dos diretores de turma devem ser escolhidos: por nomeação de quem dirige a escola. por eleição de entre os docentes que são diretores de turma. outro: (Esta questão é obrigatória) 9. O órgão de direção estratégica deve assumir a forma de: um Conselho Geral, como o atual, composto por representantes do pessoal docente, dos pais e encarregados de educação, dos alunos, do município e comunidade local. um Conselho de Direção composto apenas por representantes da comunidade escolar (pessoal docente e não docente, encarregados de educação e alunos). outro: (Esta questão é obrigatória) 10. A criação de (mega)agrupamentos teve como consequência: uma gestão mais eficiente e uma melhor articulação entre as escolas. a formação de unidades orgânicas desumanizadas e sem qualquer racionalidade pedagógica. outro: (Esta questão é obrigatória) 11. A descentralização da administração educativa deve ser feita: pela transferência de mais competências para as Câmaras Municipais. pela transferência de competências para Conselhos Locais de Educação* e pelo reforço da autonomia das escolas.* Conselho Local de Educação que, nas propostas da FENPROF, é um órgão de administração local do sistema educativo, de representação ampla e de grande pluralidade de interesses, onde os municípios têm um papel importante, mas não determinante outro: (Esta questão é obrigatória) 12. A autonomia das escolas: deve abranger áreas como a contratação de professores pelas escolas. deve assentar no reforço de poderes de decisão na área da direção e gestão pedagógicas. outro: PARTE II – AUSCULTAÇÃO SOBRE O PROGRAMA DO ATUAL GOVERNO O modelo de direção e gestão em vigor teve, desde o primeiro momento, a clara oposição da FENPROF. O atual governo propõe-se alterar este regime, mas, no entender da FENPROF, piorando alguns dos seus aspetos centrais, abrindo a porta à profissionalização da gestão, assim como ao reforço dos poderes dos diretores e dos autarcas sobre o funcionamento das escolas e as condições de exercício da profissão docente, nomeadamente retirando ao Estado central responsabilidades em áreas como a gestão do pessoal docente e o financiamento da educação pública. Com o objetivo de tornar clara a posição dos professores sobre as intenções do governo, diga se concorda ou discorda com as propostas do governo: (Esta questão é obrigatória) 13. Criar uma carreira e estatuto próprios para diretores, retirando-os da carreira docente. Concordo Discordo (Esta questão é obrigatória) 14. Aprovar um novo modelo de autonomia e gestão das escolas que inclua não apenas as questões pedagógicas e administrativas, mas também as questões financeiras e a gestão dos recursos humanos (docentes e não docentes). Concordo Discordo (Esta questão é obrigatória) 15. Reduzir o papel do ministério a regulador, retirando-lhe competências de decisor sobre as escolas públicas (inclui, naturalmente, os aspetos da questão anterior). Concordo Discordo (Esta questão é obrigatória) 16. Introduzir critérios como a residência e a avaliação do desempenho na colocação dos professores. Concordo Discordo Política de privacidade: Os dados pessoais recolhidos serão utilizados unicamente no âmbito desta recolha de informação, pelo que serão destruídos após o tratamento da informação enviada, garantindo-se que não serão divulgados nem cedidos a outras entidades. Para submeter os dados precisa de concordar com a política de privacidade. Concordo com a política de privacidade Submeter Por favor confirme que deseja limpar a sua resposta? Sair e limpar formulário